ONDE ESTÁ O PERIGO COMUNISTA? – 2 –

As mudanças no socialismo. O poder da propaganda

Valter de Oliveira

No primeiro artigo deste tema (1) tratei de responder a algumas perguntas de um anônimo que chamei de “rosadinho”. Nome que costumo dar a quem aparece com pose de centrista mas que, em geral, tem muita simpatia pela esquerda. Ele não é comunista. Não é vermelho. Não é radical. Longe disso. Contudo, provavelmente sem perceber, muitas vezes cai no conto do vigário dos que sabem atuar no campo revolucionário (2).

Relembrando

Quando trato do socialismo, falo do chamado “socialismo científico” de Marx. Ao contrário de quem acredita que com a queda do socialismo real o comunismo não teria mais força, eu continuo a defender que ele ainda representa um perigo para todos nós. Perigo sutil, que camufla seus objetivos últimos.

O perigo é iminente? No sentido que vamos passar a ter um governo comunista em breve, não. Aliás vocês também nunca me ouviram dizer que Lula e o PT são comunistas. O PT, na verdade, é um conglomerado da esquerda, que admite em seu seio várias correntes marxistas. (3). Por enquanto, na sua vida política concreta, ele continua se afirmando democrata, remando à margem esquerda do rio, sonhando em levar o barco brasileiro para um estuário socialista. Pregam um socialismo com liberdade, tal como diz seu filhote, o PSOL. Tal é a promessa (4).

Por outro lado, também afirmo que entre os diferentes tipos de revolucionários mais à esquerda – socialistas, comunistas, anarquistas, identitários e até no PT – ainda há muita gente que continua fiel ao velho Marx. Vamos chamá-los de ortodoxos. Às vezes são criticados pela esquerda soft. Apesar disso continuam defendidos e até abrigados. Prova disso é que sempre são ajudados em nossas eleições graças às coligações partidárias.

O socialismo mudou?

Que houve mudanças no socialismo marxista nenhum historiador nega.

O mundo contemporâneo se destaca por suas mudanças cada vez mais aceleradas. Na política, na economia, na sociedade, na técnica, nas ideologias.  Para o bem e para o mal.

Eduard Bernstein

Entre essas mudanças podemos destacar as divisões entre marxistas. Surgiram já no século XIX. Um dos mais famosos dissidentes foi Eduard Bernstein com sua corrente reformista ou revisionista. Ele rejeitou a dialética de Marx e a ditadura do proletariado. Seu pensamento, fortemente criticado pelos marxistas dito ortodoxos, está na origem da social democracia.

Mais mudanças tivemos no século XX.  Poderíamos falar de Rosa Luxemburgo, na Alemanha no início do século XX às correntes dos revolucionários russos, até, após Guerra, os neomarxismos. Muita coisa, não é mesmo?

O mundo dos ingênuos

O grande problema de nossos dias é que há muita gente que acredita que nunca mais teremos revoluções socialistas violentas e totalitárias. Crença sem base na história das revoluções e do pensamento socialista revolucionário. Afirmam que doravante só teremos governos sociais democratas, ou socialistas açucarados e bondosos que nos levarão à Terra Prometida. Pura ingenuidade.

Ingenuidade e cegueira doutrinária

São sempre sinais de má fé?

Não necessariamente. Em primeiro lugar é bom destacar que os erros, de todos os tipos, nascem da própria natureza humana decaída. Muitas vezes temos dificuldade em aceitar o mundo real. Exige muito de nós.

Em segundo lugar estamos limitados por nossas circunstâncias. Nas de hoje os processos de manipulação são fortemente eficazes. É difícil escapar deles inteiramente.

Historicamente tal ingenuidade ocorreu em vários momentos. O próprio Papa Leão X, no início da Reforma, não deu importância à revolta de Lutero. Considerou que eram simples “querelas de frades”…

Outro exemplo encontramos pouco antes da Revolução Russa de 1917. Certamente a maioria dos russos do início do século não imaginou que, em poucos anos, teriam uma das mais sangrentas revoluções da história.

Tudo isso para dizer que não teríamos tido nem a miséria do socialismo real e nem a hediondez do nazismo se propagandas muito hábeis não tivessem enganado e manipulado milhões de seres humanos.

O papel da propaganda

Papa Pio XI

Pio XI, na encíclica Divini Redemptoris, contra o comunismo ateu, diz explicitamente que os males socialistas comunistas se alastraram devido a suas “promessas fascinadoras”:

” Mas donde vem que tal sistema, que a ciência já há muito ultrapassou e a realidade dos fatos vai cada dia refutando, possa difundir-se tão rapidamente por todas as partes do mundo? ”

Por um lado, diz o Papa, porque poucos conhecem o que realmente é o comunismo.

E continua: De outro, porque

são muitíssimos os que cedem facilmente à tentação, habilmente apresentada sob as promessas mais deslumbrantes. É que os propagandistas deste sistema afivelam esta máscara de verdade, a saber: que não querem outra coisa mais que melhorar a sorte das classes trabalhadoras; que pretendem não somente dar remédio oportuno aos abusos provocados pela economia liberal, mas também conseguir uma distribuição mais equitativa dos bens terrenos (…). Contudo os comunistas (…), conseguem atrair ao seu partido (até) aqueles mesmos que, em virtude da doutrina que professam, abominam os princípios do materialismo e os monstruosos crimes que não raro se perpetram. E, como em qualquer erro há sempre qualquer centelha de verdade, como acima vimos que sucedia até mesmo nesta questão, este aspecto de verdade põem-no em relevo com requintada habilidade, com o fim de dissimularem e ocultarem, quanto convém, aquela odiosa e desumana brutalidade dos princípios e dos métodos de comunismo; e desse modo conseguem seduzir até espíritos nada vulgares, os quais muitas vezes a tal ponto se deixam entusiasmar que eles próprios se tornam uma espécie de apóstolos, que vão extraviar com esses erros sobretudo os jovens, facilmente expostos a se deixarem enredar por esses sofismas. Além disso, os arautos do comunismo não ignoram que podem tirar partido, tanto dos antagonismos de raça como das dissensões e lutas em que se entrechocam as diferentes facções políticas, (5)  como enfim daquela desorientação que lavra no campo da ciência, onde a própria ideia de Deus emudece, para se infiltrarem nas Universidades e corroborarem os princípios da sua doutrina com argumentos pseudocientíficos”

Em seguida, dá a entender que o liberalismo preparou o caminho ao comunismo. (6) Isso porque teriam sido seus erros na questão operária e seu laicismo que contribuíram para descristianizar a sociedade. Então conclui:

” E assim, por que nos havemos de admirar, ao vermos que tantos povos, largamente descristianizados, vão sendo já pavorosamente inundados e quase submergidos pela vaga comunista?”

Propaganda astuta e vastíssima

“Além disso, a difusão tão rápida das ideias comunistas que se vão sorrateiramente infiltrando por países grandes ou pequenos, cultos ou menos civilizados, e até nas partes mais remotas do globo, tem sem dúvida por causa esse fanatismo de propaganda encarniçada, como talvez nunca se viu no mundo. E essa propaganda, emanada duma fonte única, adapta-se astutamente às condições particulares dos povos; dispõe de grandes meios financeiros, de inúmeras organizações, de congressos internacionais concorridíssimos, de forças compactas e bem disciplinadas; propaganda quer por jornais, revistas e folhas volantes, pelo cinema, pelo teatro, pela radiofonia, pelas escolas enfim e pelas Universidades, pouco a pouco vai invadindo todos os meios ainda os melhores, sem darem talvez pelo veneno, que cada vez mais vai infeccionando os espíritos e os corações”.

Conspiração do silêncio na imprensa

” Outro auxiliar poderoso, que contribui para a avançada do comunismo, é sem dúvida a conspiração do silêncio na maior parte da imprensa mundial, que não se conforma com os princípios católicos. Conspiração dizemos: porque aliás, não se explica facilmente como é que uma imprensa, tão ávida de esquadrinhar e publicar até os mínimos incidentes da vida cotidiana, sobre os horrores perpetrados na Rússia, no México e numa grande parte de Espanha pode guardar, há tanto tempo, absoluto silêncio; e da seita comunista, que domina em Moscou e tão largamente se estende pelo universo em poderosas organizações, fala tão pouco. Mas todos sabem que esse silêncio é em grande parte devido a exigências duma política, que não segue inteiramente os ditames da prudência civil; e é aconselhável e favorecido por diversas forças ocultas que já há muito porfiam por destruir a ordem social cristã.” (7)

O que Pio XI diria hoje diante do brutal crescimento da manipulação e da propaganda em toda a mídia nossa mídia?

Tudo isso foi dito pelo Papa  em março de 1937, antes das loucuras da Segunda Grande Guerra e, após a qual, governos socialistas comunistas se instalaram em vários continentes. Tivemos depois a derrocada da maioria deles, é verdade. Contudo a China continua com um governo socialista comunista fortíssimo com um poder que se alastra cada vez mais. Sob o aplauso pragmático do Ocidente. Não é mais um sinal de cegueira?

China, diga-se de passagem, que recebe calorosos aplausos de amplos setores da esquerda. Tanto que não falta quem a considere como nação modelo para o futuro e, ademais, é tida como alternativa para sepultarmos o chamado “Império do Mal”, os Estados Unidos da América.

Que conclusão tirarmos? Podemos afirmar que tudo o que foi dito é suficiente para dizermos que graças a tais ações revolucionárias em breve teremos um governo socialista no Brasil?

Não. Mas o que vimos basta para entendermos como agem e quais são seus objetivos finais. Ajuda a enfrentá-los.

Se o perigo cresceu com a vitória de Lula poderá se tornar ainda maior durante seu governo.

O presidente e o PT têm dado sinais que preocupam. Pela unha se conhece o leão, diz o ditado.

Ou não?

Notas:

  1. Onde está o perigo comunista?  – 1 – https://www.olivereduc.com/ciencias-humanas/filosofia/onde-esta-o-perigo-comunista-1/
  • 2. Chamo de revolucionário o processo de secularização que teve início no final da Idade Média e que produziu, ao longo de cinco séculos, inúmeras ideologias revolucionárias que, de um modo ou de outro, colaboraram para criar um novo tipo de sociedade e de homem, totalmente autônomo, sem nenhum compromisso com valores transcendentes. As ideologias mais radicais defendem claramente toda a descristianização da sociedade
  • 3. Veja no link texto que aborda brevemente a importância do marxismo e das Comunidades de Base da Teologia da Libertação na formação do PT.

https://www.historia.uff.br/culturaspoliticas/files/daniel4.pdf

  • 4. Socialismo e liberdade são termos contraditórios. Para se avançar na pauta socialista é preciso criar leis que violam direitos naturais e individuais. É o caso  do PL 2630/20 (das Fake News) que querem aprovar. Em suma, limitando cada vez mais a liberdade. Finalmente, suprimindo-a.
  • 5. Em nosso tempo isso é ainda mais claro. Com dificuldade em promover a luta de classes o socialismo marxista associou-se a grupos revolucionários que pregam a chamada pauta identitária com novos meios de criar dissenções sociais: racismo, feminismo e pauta LGBTQ+ são exemplos bem claros. Como disse o Papa: misturando o bem com o mal, o verdadeiro com o falso, os arautos do comunismo sabem que podem tirar proveito de tudo isso.
  • 6. A frase pode causar surpresa em muita gente. Para começar a entender a questão vejam o artigo “Liberalismo, nacionalismo, marxismo, de Mariano Fazio, aqui no site.
  • 7. Excertos da encíclica retirados dos pontos 15 a 18

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