Arquiteto católico mostra por que as igrejas devem ser verdadeiramente bonitas

William Heyer observa a força por trás dos projetos recentes.

Trent Beattie

Catholic Architect Shows Why Churches Should Be Truly Beautiful
A Capela de St. Turibius é vista no Pontifical College Josphinum, em Ohio: As imagens de cima para baixo mostram como eram antes e depois da restauração.

As igrejas podem estar fechando para os fiéis em meio ao surto de coronavírus, mas o sustento espiritual que eles fornecem continua com missas, cultos transmitidos ao vivo, cultos de oração e procissões, que revelam a beleza da arte sacra.

Muitas pessoas ficariam surpresas ao saber que o tema da beleza na arte sacra é abordado no Catecismo da Igreja Católica na seção sobre o Oitavo Mandamento: “Você não deve prestar falso testemunho contra o seu vizinho.”

Willian Heyer

William Heyer , no entanto, não está surpreso.

O arquiteto, professor e pai de seis filhos de Columbus, Ohio, estuda, ensina e projeta há anos com a beleza em mente. A verdade – e a bondade, sua outra contraparte na tríade transcendental – seriam incompletas sem beleza. De fato, o Catecismo diz, no parágrafo 2500, que “a verdade carrega consigo a alegria e o esplendor da beleza espiritual”.

A beleza é uma expressão material da verdade espiritual

Kirkegaard's scope of work consisted of acoustics recommendations ...
Igreja antes do trabalho de Heyer

Quando um espectador vê uma beleza genuína em uma igreja, mais do que mero glamour (beleza por si só) é transmitido. A combinação de qualidades como permanência, simetria, proporção, verticalidade e coloração (especialmente no que diz respeito à iconografia), torna uma igreja agradável de se ver, porque é uma expressão material da verdade espiritual.

Heyer trabalhou em alguns notáveis ​​projetos de construção sagrada nos últimos anos, incluindo a Clear Creek Abbey em Hulbert, Oklahoma, e a Abadia de Nossa Senhora de Éfeso em Gower, Missouri. Mais perto de casa, ele supervisionou a restauração da Capela de St. Turibius no Pontifal College Josephinum, onde lecionou sobre arquitetura sagrada.

A entrevista que segue foi  realizada antes da crise do coronavírus atingir os EUA.

Quais novos projetos você concluiu desde a nossa primeira entrevista em 2014?

Temos estado extraordinariamente ocupados. Em 2015, concluímos uma nova igreja paroquial – Sacred Hearts em Cardington, Ohio – substituindo uma que havia queimado completamente. Em 2016, restauramos e embelezamos a Igreja do Sacramento Abençoado em Newark, Ohio, e ampliamos a área do santuário da igreja em Clear Creek Abbey, em Oklahoma. O grande Thomas Gordon Smith, meu mentor e amigo, projetou a abadia inteira, mas quando ele se aposentou, ele recomendou que eu o assumisse. Que honra.

The Restoration of St. Turibius Chapel, Pontifical College ...
Igreja após a restauração

Em 2017, concluímos a restauração e o embelezamento da Capela de St. Turibius no Pontifical College Josephinum. As fotos de antes e depois do santuário são bastante dramáticas. Esse projeto foi realizado em conjunto com a Evergreene Architectural Arts.

 (…)

Esses são os projetos principais durante esse período, mas houve muitas reformas e embelezamentos menores nos quais nos orgulhamos. Toda igreja conta. Cada uma abriga o mesmo Corpo e Sangue de Cristo, de modo que toda igreja é importante como uma expressão da fé.

(…)

Olhando para o futuro, estamos trabalhando em um oratório de adoração ao lado do oratório em tamanho real em Fort Wayne, em reformas e embelezamentos da Catedral de São José em Jefferson City, Missouri, e em projetos de planejamento mestre nas dioceses de Nashville e Columbus.

Os Beneditinos de Maria, Rainha dos Apóstolos no Missouri, são conhecidos por seus CDs mais vendidos, então você projetou a capela com a acústica em mente?

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Vista da nave da Igreja Abbey of Our Lady, Missouri

Sim, a acústica foi muito importante para esta capela desde os primeiros esboços. Entendo que algumas de suas gravações são feitas na capela, mas as irmãs também gravaram em outras salas ao redor do mosteiro, como na sala do capítulo, que também projetamos. Mother Abbess, sendo um músico profissional, tem um ouvido real para a melhor acústica, independentemente dos lugares improváveis ​​que possam ser encontrados para a gravação!

Você é um diretor de coral, assim como a acústica “orgânica” (em oposição à amplificação eletrônica ou “artificial”), algo que você se esforça para promover? Com o uso de superfícies duras, colocação de ambo e arredores, e até tipos de tinta que ajudam a projetar o som, parece que o reforço eletrônico é uma opção cara e obstrutiva.

Em todos os nossos projetos, temos conversas bastante interessantes sobre acústica. Às vezes, contratamos acústicos com vasta experiência em igrejas históricas porque (…) são particularmente importantes para igrejas católicas onde – e você está certo – a acústica “orgânica” é proeminente.

Preocupação: projetar espaços volumétricos que se prestam a uma bela acústica

Nós nos esforçamos para projetar espaços volumétricos [cuidadosamente medidos], às vezes com abóbadas, que se prestam a uma bela acústica para órgãos e coros de tubos. Nossos clientes não querem amplificação artificial para cantar, já que as formas dos espaços – incluindo santuários, santuários e corredores laterais – naturalmente se prestam à projeção de órgãos e coros.

Com a palavra falada de uma pessoa, no entanto, a amplificação sonora “artificial” pode ser útil – até mesmo essencial, especialmente em grandes igrejas. Um dos desafios foi implementá-lo sem interferir na natureza sagrada do edifício. Felizmente, hoje existem muitas opções técnicas para uma boa amplificação de fala que não distraem a beleza do interior da igreja.

 A principal preocupação em tornar os santuários mais tradicionais nas últimas décadas tem sido a localização central do tabernáculo. Agora há interesse em trazer de volta outros móveis tradicionais, como véus do tabernáculo, reredos, trilhos de comunhão e dosséis de altar. Nesse sentido, O Altar Litúrgico e Um Guia para o Altar e o Santuário estão agora de volta impressos pela Romanitas Press, mas os dosséis dos altares, por exemplo, são necessários hoje?

Maria e o  símbolo do dossel sobre o altar

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St. Mary Church em Ohio

O dossel sobre o altar – seja na forma de um baldachin, testador ou coroa – simboliza muitas coisas: a obscuridade de Maria pelo Espírito Santo na concepção de seu Filho, Maria mesma com seu filho recém-nascido na Natividade, Maria com ela contaminada e Filho morto ao descer da cruz (a Pietá ), a caverna da Natividade em Belém, entre outros. É um belo elemento arquitetônico para expressar a centralidade do milagre da Eucaristia através de qualquer um desses símbolos. Atualmente, não é exigido na prática por nenhuma autoridade da Igreja, mas é altamente recomendado – em qualquer uma das formas que mencionei.

Você já reparou que a arquitetura pode se tornar parte do ritual – para melhor ou para pior? Conheço uma igreja com uma grande janela transparente no santuário, através da qual os paroquianos podem observar barcos a vela e gaivotas durante a missa.

A liturgia, quando bem feita, é linda, mesmo se oferecida nas costas de um jipe ​​militar durante a guerra. Eu sempre fiquei impressionado com fotos disso da Segunda Guerra Mundial. A liturgia pode ser bonita quando oferecida nos restos de uma catedral incendiada; vimos isso recentemente em fotos de uma missa em Notre Dame de Paris após o incêndio . Até a liturgia oferecida lindamente em uma igreja modernista detestável e distorcida pode tirar nossa mente do ambiente feio e elevar nossos corações para o céu.

Nosso objetivo: trazer bondade, verdade e beleza

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St. Turibius Church em Ohio

De certa forma, essa dinâmica é um poderoso paralelo à nossa fé no meio de um mundo caído. Nosso objetivo é trazer bondade, verdade e beleza para situações que não existem, em vez de sentar e esperar que tudo esteja certo até começarmos com nosso próprio trabalho. Temos que trabalhar com o que nos é dado, para que isso possa significar funcionar em circunstâncias abaixo do ideal.

Com tudo isso dito, a arquitetura verdadeiramente sagrada deve apoiar a liturgia sagrada e, através de todas as formas e símbolos, ajudar-nos na adoração e nos inspirar a pensamentos e aspirações celestes. É disso que trata o trabalho da minha vida e, felizmente, é uma tendência crescente em novos edifícios de igrejas nas últimas duas ou três décadas. …

Fulton Sheen disse que quando a fé no espiritual é perdida, a arquitetura não tem mais nada para expressar ou simbolizar. Felizmente, estamos testemunhando a mudança oposta agora: mais pessoas vêem que as expressões físicas da fé – encontradas principalmente, mas não exclusivamente, nas igrejas – são formas importantes de comunicação. O significado espiritual é transmitido através da matéria física.

(…) 

Você tem esperança no futuro da arquitetura sagrada em geral?

Quando ensino, 100% do meu público está aberto a um retorno de verdadeira beleza às nossas igrejas. Apenas com base nessa porcentagem, tenho grandes esperanças para o futuro!

Fonte: https://www.ncregister.com/daily-news/catholic-architect-shows-why-churches-should-be-truly-beautiful

(entrevista completa)

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