ENTREVISTA COM IÇAMI TIBA

Nota Olivereduc

Sonia Rosalia

Educar filhos não é uma tarefa fácil, no entanto, quando decidimos colocar essa educação em primeiro plano e, não estou falando em trabalhar loucamente para dar tudo de material que um filho necessite: escola caríssima, curso de línguas, clube, esportes variados, viagens, roupas de marca, etc. Tudo isso é muito bom, mas se a presença real dos pais não acontece, nada disso tem valor. Por algum motivo colocamos na cabeça que, dando o suporte material adequado de acordo com nossa curta visão, nossos filhos serão pessoas íntegras e capazes de enfrentar o mundo. Quanta inocência!

Nossos filhos precisam de nós: corpo, alma, presença real, sorrisos e abraços, broncas e consequências, Sim e Não (alguns com explicação e outros sem, porque nem tudo eles entenderão naquele momento), calma, atenção, parar o que está fazendo (por mais importante que seja) para ouvir o que eles têm a dizer, largar o celular, ouvir, entender, ensinar, repreender quando é necessário, enfim, dar o que temos de mais precioso: tempo e atenção. Todo o resto é enfeite que não cria marcas e não deixa raízes.

É preciso aproveitar o tempo em que ainda são pequenos para conhecê-los profundamente, pois passa muito rápido mesmo. Quando forem adolescentes é claro que teremos um problema ou outro, mas serão muito menores se conhecermos a fundo nosso filhos. Seremos capazes de olhar em seus olhos e percebermos se estão precisando de uma conversa, se algo está incomodando e como poderemos ajudar. Quando forem adultos continuarão a ter em nós um porto seguro. Tomarão suas próprias decisões, mas pedirão conselhos quando acharem necessário e os levarão em consideração quando acharem que devem. Aí sim poderemos ter a certeza de que educamos corretamente e que deixamos filhos bons, honestos e felizes para o mundo.

Segue a entrevista com o grande Içami Tiba. É antiga, mas muito atual, porque as pessoas e os problemas são sempre muito parecidos. Só mudam de tempo e endereço. Boa leitura!

_________________________________________________________________________________________________

Em uma entrevista do médico psiquiatra Içami Tiba no programa Papo de Mãe em 2010, ele fala sobre a necessidade de preparo dos pais para educar os filhos. Confira abaixo a transcrição do trecho da fala de Tiba.

Papo de Mãe: Içami Tiba, os pais devem ter medo da adolescência?

Içami Tiba: Olha, tem medo quem não conhece. Hoje, os pais precisam se preparar para serem pais. Esse negócio de “sou mãe, sei tudo” não é verdade, porque, na verdade, ninguém sabe tudo. Ser pai e mãe é uma arte, um projeto cujo resultado é o futuro. Então, os pais de hoje precisam se interessar pela educação dos filhos.

Papo de Mãe: Içami Tiba, como é que andam os adolescentes? São realmente aborrecentes?

Içami Tiba: A adolescência é como um segundo parto. A criança nasce numa proteção familiar e, quando entra na adolescência, ela começa a se mover para fora desse ninho. Começam a ter interesses próprios, a buscar mais independência. Quando eles se tornam “aborrecentes”, geralmente, os pais acabam sendo os maiores aborrecentes, porque não entendem que os filhos estão crescendo. Eles tentam reduzir os filhos ao estado infantil de antes, ligando para saber onde estão, se estão em baladas, querendo saber tudo da vida deles. Isso gera uma “coleira digital”, que os filhos detestam. E algumas mães chegam a ir para a balada para verificar se há drogas ou comportamentos inadequados. Eles se sentem constrangidos.

Papo de Mãe: Mas os pais não devem conhecer as companhias dos filhos? Isso não é importante?

Içami Tiba: Claro, é importante que as mães conheçam as companhias dos filhos, mas isso não pode ser feito de maneira impulsiva. Muitas vezes, as mães agem instintivamente, querendo proteger seus filhos e, por isso, acabam vendo problemas onde não há. Elas podem achar que uma companhia é ruim sem conhecer a fundo a situação. E o que as mães não sabem é que, em casa, os filhos podem ser terríveis, mas, na casa dos outros, eles são muito educados. Isso acontece porque a estruturação do comportamento vem desde a infância. A criança deve ser ensinada a se proteger e, para isso, deve ser preparada desde cedo.

Papo de Mãe: Então, você acredita que os pais devem confiar mais na educação que deram aos filhos?

Içami Tiba: Sim, os pais não podem estar presentes 24 horas por dia. Quando o filho vai para a escola com 2 ou 3 anos, os pais não estão lá para proteger. A melhor educação é aquela que prepara o filho para a vida, e não que o proteja da vida. Muitas vezes, os pais tentam isolar as crianças para protegê-las, mas as crianças só se desenvolvem quando estão em contato com outras. Os pais, ao querer fazer pelo filho o que ele deveria fazer sozinho, acabam dificultando o crescimento dele.

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: Papo de Mãe em 2010 com Içami Tiba.

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.