
Muito se tem comentado sobre a política de Trump em seu segundo mandato. Alguns julgam que ele age conforme seu populismo caprichoso e, assim, não se vê lógica em suas ações. Outros dizem que há lógica, nessa loucura, uma lógica que visa tornar os EUA “great again”. Claro que muita gente, não só de esquerda, considera que muitas ações de Trump violam a lei internacional, os direitos humanos e até a lei natural e são, como afirmou o governo brasileiro, inaceitáveis. Por outro lado, acredite se quiser, há quem considere que o último lance de Trump, a invasão da Venezuela, foi uma jogada geopolítica genial… (1).
Para ajudar meus amigos a compreender melhor a questão vamos postar aqui artigos com diferentes pontos de vista.
Começamos por um articulista americano que faz sua análise conforme a moral católica. Bom advogado ele faz uma mescla de sua visão política da Venezuela e do governo americano citando princípios da Doutrina Social da Igreja (DSI) nos quais se apoia.
O segundo artigo é de um advogado brasileiro, professor de relações internacionais, que mora há 10 anos nos EUA. Escrito de forma lúcida e objetiva procura mostrar que certos princípios do direito internacional são usados de forma errada e, assim, de um lado se favorece governos criminosos e ditatoriais e, de outro, se pratica grave injustiça contra o povo. Não só o da Venezuela.
O terceiro é de um autor de esquerda, que publicou seu artigo no ihu.unisinos, dos jesuítas. Curiosamente ele ousa dizer que houve traição interna por parte de membros do governo venezuelano o que permitiu o sequestro e a destituição do ditador.
Posto em seguida os três artigos. Boa leitura!
Notas:
- É a opinião expressa por especialista política no programa Painel da BM&C News de ontem, dia o7 de janeiro.